Do que se trata essa tal de psicanálise?

Do que se trata essa tal de psicanálise?

freud4

 

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud. Formado  em Medicina pela Universidade de Viena, desde os tempos da faculdade ele já era um grande pesquisador no laboratório de neurofisiologia. Ao se formar na universidade passou a trabalhar no Hospital Geral de Viena, e foi a partir do trabalho com Jean Martin Charcot que ele passou a conhecer a hipnose, a partir daí desenvolveu as mais variadas experiências que se concluiu com a criação da psicanálise.

Muitas vezes a psicanálise é confundida com uma psicoterapia. Outras vezes, ouvimos as pessoas falarem de conceitos fundamentais de forma rasa ou vinculada à dogmas e religiões. Para evitar falar ou  acreditar em vinculações equivocadas é importante conhecer.

Para que possamos iniciar um entendimento do que é psicanálise, sugiro que assistam ao  vídeo “Análise de uma mente – Freud ” Disponível no YouTube, dublado e com legenda.  Depois assistem “Diferença entre Freud e Lacan” com Jorge Forbes. No meu entendimento meu vídeo preferido para introdução à psicanálise.  Lembro que é uma leitura formatada e adaptada. Afinal a psicanálise só pode ser melhor compreendida na análise pessoal. E a formação do psicanalista, além da análise inclui o estudo teórico e a supervisão.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: